quarta-feira, 1 de maio de 2013

Ouvir rádios para melhorar o ingles

http://tunein.com/ site com diferentes tipos de radio.
http://www.rushlimbaugh.com/ um dos melhores programas pra escutar
http://www.kqed.org/radio/listen/ hiper ótima radio
http://radio.foxnews.com/ hiper ótima radio
http://wgnradio.com/ hiper ótima radio
http://www.wsbradio.com/ hiper ótima radio
http://betaplayer.radio.com/player/wbz-newsradio-1030 hiper ótima radio
http://www.wlsam.com/ hiper ótima radio
http://www.wbap.com/ hiper ótima radio
http://nj1015.com/ hiper ótima radio
http://www.wabcradio.com/ - hiper ótima radio
http://www.kfiam640.com/main.html - hiper ótima radio
http://www.power965.com/ - radio boa
http://www.power965.com/morningbuzz/ - ótimo programa



Ouvir rádios para melhorar o inglês? Isso é possível? Como melhorar o inglês ouvindo rádios? Vale mesmo a pena ouvir rádios? Que rádios ouvir? É melhor ouvir rádios ou assistir a filmes e seriados? Como eu faço para ouvir rádios online e assim ficar cada vez mais afiado no inglês?
As perguntas acima foram feitas por participantes da última turma do curso Aprender Inglês Lexicalmente (clique aí e inscreva-se na próxima turma). O assunto surgiu quando eu disse que uma das coisas que faço para manter o meu inglês afiado é ouvir programas de rádio. Depois, em uma conversa o amigo americano Timothy Lee Barret do domineingles.com.br  o assunto voltou à tona. E assim, decidi escrever uma dica a respeito. Afinal, qual a vantagem de se ouvir rádios?
Para alunos de nível avançado e o pessoal já fluente ouvir rádios é em minha opinião, a melhor maneira de se manter em contato com o inglês da vida real. Afinal, o pessoal fala inglês naturalmente. Nada é editado. As pessoas que ligam para fazer um comentário ou participar de uma promoção são pessoas que falam o inglês da vida real. Nas palavras do Tim, “It’s real English in the real world“.  O que queremos dizer com isso?
Os seriados e programas de TV apresentam diálogos que foram escritos para aquele contexto. Muitas vezes algumas palavras e expressões usadas pelos atores e atrizes só fazem sentido no seriado. Claro que eles usam o inglês do a dia a dia, mas ainda assim é um inglês editado para aquele momento. Já nos programas de rádio, o inglês (a linguagem) usado é à queima roupa. As palavras e expressões são as que as pessoas realmente usam no dia a dia. Não é ensaiado!
Vale dizer aqui que eu não tenho absolutamente nada contra os seriados e programas de TV. Eles também são úteis para o aprendizado. Mas, eu os considero limitados nos que diz respeito ao inglês da vida real. Logo, se você quer mesmo aprender a ouvir inglês como as pessoas falam nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Canadá, África do Sul, Nova Zelândia, Irlanda, etc., comece a ouvir rádios. Escolha um programa e acostume-se a ouvi-lo sempre que possível. Por mais difícil que possa ser no início, não desista. Escolha um programa específico e acostume-se a ouvi-lo frequentemente.
Quando eu comecei a aprender inglês, costumava sintonizar um rádio velho na BBC Radio. Para isso, eu ficava acordado até tarde, pois de madrugada não tinha tanta interferência. Mas, mesmo com a antena levantada eu tinha de colocar um bombril na antena para melhorar o sinal. Felizmente, as coisas mudaram. Hoje em dia, você tem praticamente todas as rádios do mundo à sua disposição na internet. Ou seja, ouvir rádios hoje está muito mais fácil!
Um dos sites que lista várias rádios do mundo é o TuneIn (disponível também na AppStore e Google Play). Ao acessar o site, você verá no topo uma lista de como você pode encontrar rádios. Clique em “Por Lugar”. Na página que abrir, escolha o continente desejado (América do Norte, por exemplo). Depois clique no país que você quer (Estados Unidos). Abrirá a lista de estados daquele país, clique no estado e então na cidade que quer. Depois é só sair escolhendo a rádio que deseja. As opções são várias: cristã, country, jazz, pop, rock, anos 60 e 70, notícias, talk radios, etc.
Eu escuto com mais frequência as talk radios. Meu objetivo é ouvir inglês e não músicas! Por isso, escuto os programas nos quais eles discutem política, religião, cultura, ciências humanas, comportamento, etc. Um dos programas que ouço praticamente todos os dias é o The Rush Limbaugh Show, o programa mais ouvido nos Estados Unidos (cerca de 15 milhões de ouvintes (isso só nos Estados Unidos).
Além dele, também escuto aos programas aleatórios de duas talk radios: a nova-iorquina WABC 77(considerada a rádio mais ouvida dos Estados Unidos) e a californiana KFI. Também ouço o programa pop Fotsch & McClain’s Morning Buzz, na Power 96.5 de Springfield, MO. Esse último é um programa com vários quadros, muitas gargalhadas, músicas e tudo mais. E o inglês deles, se você se acostumar a ouvir com frequência, é bem fácil de entender.
Devo acrescentar aqui que ao ouvir esses programas eu não paro o que estou fazendo e fico tentando entender tudo o que eles falam palavra por palavra. Eu escuto essas rádios naturalmente. Quando um assunto é interessante, eu paro e presto mais atenção à conversa. Quando o assunto não me interessa eu deixo o “rádio” ligado e fico ouvindo sem dar atenção.
Como eu disse no começo, ouvir rádios não é para estudantes de qualquer nível. Isso é algo que ajudará mais diretamente aqueles que já possuem um excelente nível de inglês. Se você faz parte desse grupo e quer melhorar seu inglês ouvindo o inglês da vida real, comece a ouvir rádios em inglês. Acostume-se a isso. Garanto a você que seu inglês (seu listening) vai dar um salto enorme com o tempo.





segunda-feira, 29 de abril de 2013

ótimo, curso de linguas

http://www.memrise.com/home/

alemão, dentre outras.